quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ahááá!! Até que enfim!!!

Quase ninguem aqui dos blogs sabe, entao vou ter que resumir a historia toda:
Faz mais de um ano que eu pesquiso um tipo de mosca em particular, as drosofilas, tambem conhecidas como "mosca de fruta", porque ficam voando em volta das bananas que apodrecem nas fruteiras. Para um estudo mais proximo, precisei criar esse tipo de mosca, que vive, em "cativeiro" por pouco mais de 15 dias. Para criar meu proprio cativeiro, tive que substituir alguns ingredientes usados em cativeiros profissionais, rs. Depois de algumas experiencias, conclui que era necessario uma garrafa pet, [guarana de dois litros], e dentro dela precisei adicionar uma mistura de duas folhas de gelatina dissolvidas em um pouco de agua em fogo baixo, misturar com um pouco de banana amassada com garfo, que deixei cozinhar por 4 minutos. Coloquei dentro da garrafa e deixei esfriar, e, enquanto esfriava, adicionei cinco gotas de fermento biologico para pão dissolvido em agua.
Para capturar as moscas, foi preciso deixar um pedaço de banana apodrecendo em cima da pia do banheirinho. Em pouco tempo, o pedaço de banana ficou cheio de moscas. Perfeito. Coloquei o pedaço de bana podre dentro da garrafa, e fechei com uma rolha especial, que eu mesma fiz, para permitir a passagem de ar. [Uma bola de algodao envolvida em gaze]. Durante quinze dias, as moscas se reproduziram, surgiram larvas, e foi necessario fazer a sexagem das moscas, que é complicada e varias vezes eu errei colocando moscas de ambos os sexos em uma mesma garrafa, ou seja, elas se reproduziram. Emfim: consegui separar os sexos e so reproduzo sob supervisao.
Recentemente, surgiu uma larva "mutante", o que me deixou muito orgulhosa, porque as mutaçoes sao raras, e é nojento ter que coletar as secreçoes das moscas para olhar no microscópio e ver que casal de moscas tinha mais chances de criar bebes mutantes. Os bebes mutantes consistem em moscas identicas aos pais, porem com os olhos brancos em vez de pretos, e, agora que eu finalmente consegui um bebe mutante, percebi que vivem o dobro da expectativa de vida das moscas "normais"! Ou seja: cruzando uma mosca mutante com uma normal, talvez eu consiga dar mais longevidade para as moscas normais!!!! Mas as chances de isso acontecer sao bem remotas, porque os genes sao incompativeis, e vou precisar localizar uma parceira mutante para meu bebe 'especial'. [E ate agora so consegui produzir machos mutantes, o que nao ajuda em nada], o proximo passo e conseguir descobrir porque o bebe nasceu mutante, e porque so nascem machos mutantes. Tenho cerca de um mes para resolver isso, porque depois desse tempo, minha mosca mutante vai morrer =/
[Viu so???! Um mes de vida!!!! Bem mais que quinze dias!!!]
Estou muito empolgada. Preciso manter o foco. Estou louca para por fotos aqui, mas nao tenho o cabo USB da camera. Meu irmao nao me empresta o dele. Entao aguentem aí, e se for o caso, coloco fotos da internet mesmo...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar ;D Volte sempre!